A arte de abrir as cortinas. ✨
- Inagê Kaluanã
- 22 de jul.
- 3 min de leitura
Como as cortinas que abrem o primeiro ato de uma peça teatral, uma vinheta animada é o primeiro movimento de um ato que está prestes a começar. A introdução é responsável não só por contextualizar o expectador mas também prepará-lo para a narrativa que está prestes à vir, para a história que está prestes à ser contada.
Uma vinheta diz ao espectador que o que está por vir vale a pena, é a tentativa de garantir a atenção de quem consome pelos próximos minutos. É o primeiro momento em que a arte encontra função e o design visual—sonoro se unem para criar uma experiência cativante, que lhe despede da espera e convida o seu olhar. (Vai me dizer que você não se ajeita na cadeira após a intro de um filme, ou de um vídeo do seu canal favorito?)
A animação de abertura é uma cortina que abre um estado de espírito, é o primeiro frame de atenção. Trabalhar com vinhetas e animações de abertura significa entender ritmo, semiótica e psicologia visual em camadas e o mais importante: entender em qual estado emocional você quer deixar quem lhe assiste (ou te ouve) antes da sua mensagem principal?.
Agora a mão que puxa as cordas desta cortina tem algo ainda mais interessante para lhe mostrar: Um artigo que lhe convida a descobrir o universo criativo por trás das aberturas animadas que eu, Inagê, já fiz ao longo de uma carreira de mais de dez anos.
Saindo do Casulo — "CASULO: Uma Intervenção Trans Corporal" (Ângelo Flávio 2013)







"Tudo começa numa folha de papel em branco" — Intro de São João do Alô Pelô (TV Pelourinho 2014)
Quero iniciar falando da minha primeira entrega comercial de introdução animada, ou vinheta, que fiz no ano de 2014. É uma animação que foi usada nos programas de São João do programa televisivo "Alô Pelô", na época produzido pela TV Pelourinho e exibido na TVE:
O pequeno filme animado de 27 segundos mostra uma menina revivento mentalmente uma triste situação de êxodo rural, e que ao abrir os olhos se vê numa festa de São João. Então ela corre feliz até a revelação final do nome do programa.
A idéia e a história precisaram ser concebidas em pouco tempo pois as edições especiais do programa com a identidade de São João estavam prestes a entrar no ar - logo no mês seguinte. As melhores ferramentas que um artista pode ter no começo e no processo de qualquer projeto é uma folha em branco de papel e uma boa pesquisa de referência de imagens no Pinterest ou Google Imagens (principalmente quando o tempo é curto).
Antes de fazer o storyboard eu estava buscando usar a estética da literarura cordel, que pode ser vista no monitor no canto da imagem abaixo:


Fiz o storyboard para definir o que aconteceria no início, meio e fim da história, a estética e o arco da personagem, e outros elementos que eu queria ver materializados na animação, como as revistinhas artesanais de cordel penduradas, à esquerda da imagem acima.
O próximo passo foi fazer o design de cada elemento individualmente no illustrator, desde as bandeirolas, a fogueira, as casas do background e as pessoas seguindo a estética cordel. Estes elementos foram depois aplicados como Layers 3D no After Effects para o efeito de perspectiva e movimentos de câmera.
Um detalhe que gostaria de mencioonar é que as imagens deste artico foram retiradas do meu arquivo pessoal de backup do Google, e na imagem abaixo é possível ver a época das imagens registradas em maio de 2015, um mês antes do São João.




Comentários